Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Viagem pela leitura

VIAGEM PELA LEITURA
Você está convidado a embarcar nessa fantástica viagem. Nela há lugar para todos....
Basta usar o ingresso da fantasia e partir !
Texto 1
O poeta beija tudo
O poeta beija tudo, graças a Deus… E aprende com as coisas a sua lição de sinceridade
E diz assim: “É preciso saber olhar…”
E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos…
E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás…
E perde tempo (ganha tempo…) a namorar uma ovelha…
E comove-se com coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso…
E acha que tudo é importante…
E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim…
E reparou que os homens estavam tristes…
E escreveu uns versos que começam desta maneira: “O segredo é amar…”
(Sebastião da Gama)

Texto 2
Quem faz um poema abre uma janela.
Respira, tu que estás numa cela
abafada,
esse ar que entra por ela.
Por isso é que os poemas têm ritmo
- para que possas profundamente respirar.
Quem faz um poema salva um afogado.
 
(Mario Quintana)

Texto 3
 Maristela,
duas meninas
duplamente belas.

Maristela:
Stela tem a estrela.
Em Maristela, o mar vivia.

Maristela, menina de céu e mar,
Onde a estrela nada molhada
Molhada e fria.

Nenhuma palavra vive sozinha. Toda palavra é composta. Se escrevo mar, nessa palavra rolam ondas, viajam barcos ,cantam sereias, brilham estrelas algas, conchas e outras praias .Se digo pai ,é aquele que me ama ou aquele que não conheci ou aquele, que me abandonou .Toda palavra brinca de esconder outras palavras .Quando se lê uma palavra o coração escreve mais outras .Escrever é escutar a palavra e registrar o que ela nos pede. É a palavra que nos inscreve.
Ao  passear os olhos sobre a palavra passei a escutá-la em seus segredos.Desdobrá-la reordenar seus fragmentos, me parecia acentuar seu sabor. Por ser assim, cada palavra exigia um novo exercício. Sua desmedida intensidade me conduzia a outras direções, me solicitava adicionar , em sua leitura , minha liberdade de pensar.
                        (Bartolomeu Campos Queirós )
TROCANDO IDEIAS
1)No texto 1 , o poeta afirma “É preciso saber olhar...” Na sua opinião , nos sabemos olhar as coisas que nos cercam ? Para você, o que é olhar de verdade o mundo?
2)Para Mário Quintana, a poesia pode libertar as pessoas de sua prisão. Você concorda com o ponto de vista dele? Por  quê?
3)Agora é a sua vez : escreva todas as palavras que o termo mar lembra a você. Depois, leia para os colegas a sua lista de palavras e ouça as deles.Em seguida ,reflita  e discuta com os colegas sobre esta afirmação ,de Bartolomeu .”Nenhuma palavra vive sozinha. Toda palavra é composta.” .Você concorda com o escritor ? Elabore um parágrafo comentando  essa afirmativa .  

Um comentário:

  1. 1) Olhar as coisas de verdade é mais doque observar é ver a grandiosidade dos elementoa e dos sentimentos que estão à nossa volta

    2) Sim concordo pois a poesia é como uma melodia cujo o ritmo nunca termina e que vai invadido cada ser transformando-os e libertando-os

    3)Concordo
    porque todas as palavras tem um essencia magnetica que as conecta com a outra formando um granse mosaico ou ate uma imensa rede de conexoes entre elas basta usar a imaginaçao que voce pode descobrir essas redes .


    Aluno: Douglas Henrique 1v2

    ResponderExcluir